sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Crepúsculo - Stephenie Meyer


Excelente livro. Apesar de ser muito claramente voltado para o público feminino, gostei muito de lê-lo. O livro abre uma série de quatro livros (e meio) que virou best-seller no mundo todo, mostrando os vampiros de uma forma diferente da que estamos acostumados.

A estória passa-se na cidade de Forks, Washington, EUA, uma cidade que (segunda a autora) tem quase todos os dias um tempo chuvoso. Uma menina chamada Isabella Swan (que também é conhecida por Bella), que morava com a mãe em Phoenix, resolve morar com seu pai, que é o chefe de polícia de Forks. Lá, ela começa a frequentar a escola local e, como toda cidade do interior, ela é o motivo de todas as conversas. Lá, conhece Edward Cullen, um garoto de 17 anos que estuda na mesma série. Então, começa uma série de eventos que acaba os aproximando e gerando cada vez mais suspeitas sobre a verdadeira natureza de Edward. Até que, em um evento inesperado, ela presencia (ou melhor vivencia) um acidente e Edward acaba por salvá-la, demonstrando claramente que é mais do que um mero humano...

O fato da autora descrever Edward como sendo o sonho das meninas denota claramente qual é o público-alvo do livro. Não é difícil encontrar meninas suspirando e (para o desagrado de nós, homens) comparando os seus respectivos com ele, gerando frases como "Por que você não é como ele?". Porém, nem por isso o livro perde o seu apelo para o público masculino. É sim, meio mamão-com-açúcar e a autora às vezes exagera nos elogios ao vampiro, mas também é um livro com aventura e apresenta os vampiros não somente como seres maldosos, mas torna-os mais "humanos", menos orgulhosos com suas condições de vampiro.

O início do livro passa-se com o casal se conhecendo, Bella identificando-se com os novos amigos da escola e o relacionamento com seu pai. Depois de todas as apresentações, surge a tensão entre ela e Edward, que, apesar de tentar evitá-la, acaba encantando-se também pela menina. Não vou passar disso, pois estragaria a mágica do livro, mas posso dizer que o final é gratificante e que pavimenta muito bem a estrada para os próximos livros da série.

Recomendo esta leitura. É um livro muito gostoso de ler e, apesar de, volto a dizer, ser mais voltado ao público feminino, fornece uma boa leitura para todos nós, homens. Nem que seja para podermos nos preparar para as cobranças que nossas namoradas/esposas nos farão após ler esse livro...

Classificação: 9/10

Nenhum comentário: