sábado, 24 de março de 2007

Eldest - Cristopher Paolini

Na sequência da Trilogia da Herança, segue o livro Eldest, que continua a narrativa do herói do livro anterior, Eragon.

Neste volume, Eragon já é reconhecido como um Cavaleiro do Dragão. Seu objetivo na maior parte do livro é continuar seu treinamento para Cavaleiro nas florestas dos elfos, os melhores e mais sábios espadachins de Alagaësia.

Nesse volume, o autor dá um pouco mais de ênfase à política envolvida com os poderes de resistência a Galbatorix, o cavaleiro das trevas e imperador de grande parte de Alagaësia. Também ganha foco a epopéia do primo de Eragon, Roran, quando tenta impedir destruição de seu povo natal, guiando-os heroicamente por perigosos e longos caminhos por toda a Alagaësia, demonstrando ser um valente e, às vezes, polêmico líder.

Com isto, o segundo volume conta, de forma simultânea, três histórias. A primeira concentra-se no treinamento de Eragon, o que, assim como no primeiro livro, nos mostra a evolução de Eragon como Cavaleiro e todas as (grandes!) transformações pelas quais ele passa. A segunda história conta as atitudes dos Varden e do povo de Surda, que ainda resiste ao domínio de Galbatorix. Esta é a parte mais política do livro, apesar de reservar grandes surpresas e despertar e muito a atenção do leitor. A terceira parte conta a aventura de Roran e sua tentativa de salvar seu povo da destruição.

Novamente, Cristopher parece gostar de guardar o melhor para o final. Na última etapa do livro, uma grande batalha aguarda Eragon e, desta vez, é ainda mais emocionante que a batalha de Farthen Dür. O final do livro também guarda grandes surpresas para os leitores, deixando uma grande expectativa para o lançamento do terceiro e último livro da trilogia, que, segundo diversas entrevistas com o autor, deverá se chamar Empire.

Este é um livro, em minha opinião, ainda melhor que o primeiro. Nota-se uma grande evolução no tratar do andamento do livro e um amadurecimento do autor como escritor. Eragon está assumindo cada vez mais o seu papel de Cavaleiro com todas as suas implicações e diversas perguntas ficam no ar, nos deixando curiosos e torcendo por Eragon, Roran e todos os heróis do livro.

Uma excelente leitura, sem dúvida, mas não leiam este livro sem antes ler Eragon! A Trilogia da Herança é uma história única que foi dividida. Não adianta começar pelo meio. E acreditem: vale a pena!

Classificação: 9.5/10

Nenhum comentário: