sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Crepúsculo - Stephenie Meyer


Excelente livro. Apesar de ser muito claramente voltado para o público feminino, gostei muito de lê-lo. O livro abre uma série de quatro livros (e meio) que virou best-seller no mundo todo, mostrando os vampiros de uma forma diferente da que estamos acostumados.

A estória passa-se na cidade de Forks, Washington, EUA, uma cidade que (segunda a autora) tem quase todos os dias um tempo chuvoso. Uma menina chamada Isabella Swan (que também é conhecida por Bella), que morava com a mãe em Phoenix, resolve morar com seu pai, que é o chefe de polícia de Forks. Lá, ela começa a frequentar a escola local e, como toda cidade do interior, ela é o motivo de todas as conversas. Lá, conhece Edward Cullen, um garoto de 17 anos que estuda na mesma série. Então, começa uma série de eventos que acaba os aproximando e gerando cada vez mais suspeitas sobre a verdadeira natureza de Edward. Até que, em um evento inesperado, ela presencia (ou melhor vivencia) um acidente e Edward acaba por salvá-la, demonstrando claramente que é mais do que um mero humano...

O fato da autora descrever Edward como sendo o sonho das meninas denota claramente qual é o público-alvo do livro. Não é difícil encontrar meninas suspirando e (para o desagrado de nós, homens) comparando os seus respectivos com ele, gerando frases como "Por que você não é como ele?". Porém, nem por isso o livro perde o seu apelo para o público masculino. É sim, meio mamão-com-açúcar e a autora às vezes exagera nos elogios ao vampiro, mas também é um livro com aventura e apresenta os vampiros não somente como seres maldosos, mas torna-os mais "humanos", menos orgulhosos com suas condições de vampiro.

O início do livro passa-se com o casal se conhecendo, Bella identificando-se com os novos amigos da escola e o relacionamento com seu pai. Depois de todas as apresentações, surge a tensão entre ela e Edward, que, apesar de tentar evitá-la, acaba encantando-se também pela menina. Não vou passar disso, pois estragaria a mágica do livro, mas posso dizer que o final é gratificante e que pavimenta muito bem a estrada para os próximos livros da série.

Recomendo esta leitura. É um livro muito gostoso de ler e, apesar de, volto a dizer, ser mais voltado ao público feminino, fornece uma boa leitura para todos nós, homens. Nem que seja para podermos nos preparar para as cobranças que nossas namoradas/esposas nos farão após ler esse livro...

Classificação: 9/10

Goodreads para todos!

Antes de voltar a comentar os livros que li, gostaria de recomendar um site que tenho usado para manter-me atualizado com os livros que li, ainda quero ler e com todos os livros que estão surgindo como opções para ler.

Esse site é o www.goodreads.com. Lá você se cadastra e tem à sua disposição, além de uma infinidade de informações sobre novos livros e autores, você pode cadastrar análises, dar notas para livros, cadastrar os livros que você já leu ou pretende ler, ver recomendações de livros baseadas nas suas preferências, além de poder ver outras análises feitas por outros usuários. Podemos ter outra perspectiva sobre um livro que já lemos observando as análises de outros usuários. Dali retirei diversos novos livros para ler e gostei muito.

Acho que a única ressalva que faço é que é totalmente em inglês. Para mim, isto não é problema, pois já estou acostumado a acessar serviços em inglês e tenho certa facilidade para leitura, mas pode ser problema para algumas pessoas.

Fora isso, acho que é uma excelente opção para quem quer, no mínimo, organizar suas leituras e conhecer outras opções de leitura. Recomendo!

Fênix!

Após dois anos de muitas mudanças e muitas novidades, resolvi re-erguer o blog para continuar registrando minhas opiniões sobre os diversos livros que passam pelas minhas mãos. Como também gosto de escrever e opinar, resolvi levar a sério esse blog e divulgar esse hábito.

Nesse meio tempo, foram muitos livros que li e que gostaria de compartilhar com quem quer que leia esse blog.

Estou de volta!